• Cabeçalho

Janela Aberta

 

A pandemia causada pelo Covid-19, o consequente isolamento que lhe está associado, vieram mudar o quotidiano das pessoas que vivem institucionalizadas o qual sofreu muitas mudanças.  O seu mundo sofreu um isolamento que afeta o bem-estar integral pela alteração brusca de rotinas, distanciamento social, ausência física das famílias e toda uma panóplia de novas experiências que alteram a estabilidade emocional.

Neste sentido, a psicóloga Patrícia Santos e a professora de educação especial Isabel Vaz, ao serviço no Centro de Recuperação de Menores de Assumar articularam saberes e desenvolveram com as utentes da Unidade de S. João de Deus uma atividade terapêutico-pedagógica à qual deram o nome de Janela Aberta, atividade à qual se juntou a psicomotricista Carolina Carvalho e a enfermeira chefe da unidade Verónica Pereira, enriquecendo a equipa de trabalho. E foi nesta visão multidisciplinar que a janela se foi abrindo e tem ajudado a contornar os efeitos nefastos do isolamento causado pelo confinamento nas nossas jovens.

A Janela Aberta constitui uma estratégia potenciadora da comunicação, quer com os restantes membros da comunidade do CRM, quer com o exterior. Desta forma, criamos oportunidades para aumentar a conexão social e relacional, apesar da redução da proximidade física; para estimular a partilha de experiências; para o auto e hétero conhecimento. Diminuir o impacto do isolamento provocado pelo confinamento, através de implementação de estratégias que permitam potenciar a interação com o mundo exterior à Unidade de São de Deus e a todo o centro de um modo geral.

 

 

A nossa janela é física e entra por ela uma agradável brisa terapêutico-pedagógica pois todo o trabalho na sua construção foi assente em dinâmicas de leitura e escrita, expressão plástica, momentos de estimulação da inteligência emocional e trabalho do corpo e da mente. Estas meninas trabalharam e envolveram-se neste projeto, sempre com emoções à flor da pele, tatuadas pela alegria assente na espectativa que o mundo lá fora receba as nossas notícias e nos envie notícias e experiências do exterior.

O projeto consiste em trabalhar em contexto de sala actividades que ajudem a ocupar o tempo de modo produtivo, onde recordamos o que de bom temos com pensamentos animadores e positivos, e relembrando todos aqueles de quem sentimos falta, pela quebra de atividades no exterior e pelo isolamento de unidades no interior da instituição. Escrevemos textos, pintamos e exprimimos as nossas saudades e contamos as nossas novidades ao exterior e deixamos essas mensagens no estendal da nossa Janela. Elaborámos um vídeo de lançamento da actividade onde apresentamos uma resenha do nosso confinamento e apelamos a que comuniquem connosco através do estendal da nossa janela.

Esta janela já se abriu a todas as pessoas da instituição e está a abrir-se para o mundo, num contacto à distância com outras instituições que nos são queridas e onde as meninas desta casa têm muitos amigos. E a nossa janela está sempre aberta para novos amigos, portanto, podem deixar notícias vossas na nossa janela situada na portaria do CRM.

Sempre que recebemos uma mensagem ou pacote no nosso estendal a alegria destas meninas vai quebrando o gelo da frieza do confinamento e o nosso dia fica bem mais leve e os corações mais calmos e cheios de esperança.

 

Carolina Carvalho

Isabel Vaz

Patrícia Santos

Verónica Pereira



© Copyright 2021, Irmãs Hospitaleiras. Todos os direitos reservados.